domingo, 20 de junho de 2010

sou tudo, logo não estou só

'faço de mim, parte do segredo do universo'. Essa fase me pôs pra pensar no que é esse segredo todo.. afinal de contas, apesar dos meus esforços eu nunca consegui definir pra mim uma religião; acreditar de verdade e seguir uma doutrina. Portanto, eu posso estar em sintonia com os xiitas na faixa de gaza, ou com os crentes fanáticos do culto perto da minha casa?
Li um livro outro dia que me fez entender que sim. No livro, Sidarta saca que o Nirvana não pode ser alcançado por meio de nenhuma doutrina, já que esse tipo de conhecimento espiritual tem que vir de dentro de você. Ele também acredita que tudo no mundo é vida, e está interligado. Achei isso irado, porque faz todo o sentido. Isso tudo simplesmente me leva a crer que sou semelhante a todos aqueles tão diferentes de mim; que as interpretações são distintas, mas que história, o segredo é o mesmo para todos... e ao mesmo tempo é diferente, já que depende também do que esta dentro de cada um.
E Deus (mas, qual deus?) me livre de levantar discussões ideológicas, já que isso é muito pessoal mas essas reflexões são importantes pra eu EU me entenda.
Meu deus está em tudo, meu deus sou eu e está em mim. Acredito no bem. Acredito no equilíbrio de tudo no Cosmos. E se isso for deus, amém.

- e permanecendo tranquilo aonde for.. paciente, confiante, intuitivo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Homem conhece-te a ti mesmo, e conhecerás o universo e os deuses" - Sócrates, falando sobre a prática da meditação para atingir o Nirvana individual de cada um. Com o conhecimento do interior de cada um, qualquer pessoa poderá conhecer o que quiser.

    ResponderExcluir