terça-feira, 29 de junho de 2010

Express yourself

A gente vive num mundo globalizado, o que faz com que a noção do individual (por um lado) seja minimizada, e fica tudo generalizado. Por isso, é necessário que quebremos isso, que sejamos capazes de defender nossas idéias e de externalizar quem somos; até mesmo para que nós saibamos. Daí a importância da expressão.
Não importa o meio que você usa: a música, a dança, a pintura, as palavras. Não importa se você é do naturalismo de Aluísio de Azevedo ou da poesia de Fernando Pessoa; se é perfeccionista à la Da Vinci ou do impressionismo de Monet. Se pinta meias ou escreve sonetos.
O importante é você, fora de si, no mundo! É produzir algo que, mais até do que os outros, você possa ver, ler, comer, sentir, ouvir, e conhecer um pouco mais de quem é. Sócrates já profetizou: "Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."
Portanto, externalize-se! Quando faz isso, você aprende a filosofar sobre tudo que está a sua volta. O ser humano esclarecido é aquele que está em profundo contato consigo mesmo.

4 comentários:

  1. Falou tudo! Temos que fazer algo para nos diferenciarmos de simples animais racionais, temos que mostrar o porque de termos dons diferentes de outros animais, se temos o intelecto, a imaginação e etc. Porque não usarmos realmente o dom que temos para nos expressar, comunicar, nos conheçer e ser felizes? Devemos procurar a nossa própria "Pedra Filosofal", e acharemos ela nos conhecendo.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo elogio...
    eu acho que não precisa de vergonha para se expressar, pelo menos no meu caso como estou abrindo minha vida como um livro e sou tímido decidi em me manter anônimo, mas o importante é ser vc msmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. cara, muito podre seu blog

    ResponderExcluir
  4. Anônimo que criticou aqui. Você tem um blog? Gostaria de conhecer. Achei seus critérios pesados, porém justos.

    ResponderExcluir